Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental, sendo uma das diversas formas de Psicoterapia, é uma opção de tratamento eficazmente comprovada, incluida nas principais diretrizes das perturbações e/ou disfunções mentais, emocionais, cognitivas e comportamentais. Trata-se de uma Terapia estruturada ou semi-estruturada, que parte da construção de uma relação terapêutica baseada na colaboração e empatia, onde Terapeuta e Cliente analisam em conjunto o problema e estabelecem objectivos de tratamento focados na regulação sintomática, resolução de problemas e na descoberta de novas formas de agir e reagir perante determinadas situações, com foco na aquisição de pensamentos e comportamentos mais adaptativos.

A Terapia Cognitivo-Comportamental é utilizada em casos de problemas psicológicos tais como depressão, ansiedade, fobias, entre outros, mas também em situações pontuais de crise em pessoas perfeitamente saudáveis do pontos de vista psicológico. 

Existem diferentes técnicas e estratégias cognitivo-comportamentais que podem ser desenvolvidas em consulta. Este trabalho, que por vezes avança para uma intervenção mais profunda, tem como objectivo final a generalização dos ganhos terapeuticos bem como a prevenção de recaídas.