Dr.ª Manuela Sousa

dra-manuel-sousaMedicina Biorreguladora
Medicina Energética
Cura Reconectiva
Reconexão

Sou médica desde 1987. Fiz várias pós-graduações e formações (tanto em áreas médicas como em áreas mais holísticas) em Portugal e no estrangeiro, e trabalhei em centros de saúde até há pouco tempo atrás.

Estudar medicina permitiu-me conhecer os mecanismos de regulação do organismo e entender como se comporta o ser humano e como integra as suas vivências.

Toda a saúde se radica num equilíbrio celular e numa comunicação preservada entre as células. Este equilíbrio compreende o ser humano na sua globalidade e inclui a forma como vive, como se relaciona com o mundo, o que guarda, como “recicla” o que guarda, e o que deita fora. O novo ramo da ciência médica chamado Psico-Neuro-Imuno-Endocrinologia demonstra como o que pensamos e sentimos afeta diretamente o nosso sistema de defesas e o nosso funcionamento hormonal – dois dos sistemas que maestram toda a fantástica orquestra que somos nós – mais alegria e pensamentos positivos levam a melhor resistência ao meio externo e a maior equilíbrio, vitalidade e harmonia internos.

Tratar sintomas apenas não tem expressão. O importante é identificar as causas dos desequilíbrios de saúde e induzir o corpo a revertê-los de modo natural, isto é, modelar as células, o sistema imunitário e estimular os órgãos, para que reajam, se reajustem e se reequilibrem, naturalmente. Muitas vezes, é também necessário modelar crenças pessoais e reajustar hábitos (alimentares, horários, exercício físico…).

Adicionalmente, pode também harmonizar-se o campo energético do paciente. O nosso corpo funciona como um objeto “semicondutor” (isto é, conduz eletricidade). As correntes elétricas que o percorrem (impulsos cerebrais, cardíacos, etc.) geram campos eletromagnéticos à nossa volta, à semelhança dos que existem em todos os seres vivos e em todos as estrelas e planetas. Esse campo eletromagnético tem vários componentes com vibração e informação interna específicas. Tal como a ciência de vanguarda comprova, este campo é também impregnado com a energia e a informação dos nossos pensamentos e emoções e, por sua vez, este campo, vai também ele atuar, influenciando diretamente a nossa biologia celular.

Assim sendo, o campo eletromagnético humano pode ser “trabalhado” e modelado – limpo e harmonizado -, podendo resultar em benefícios quer a nível físico, como a nível emocional, mental ou espiritual.

Que medicina pratico? Pratico uma abordagem médica Holística e Integrativa.

Holística vem do termo grego “holos”, significando “o todo”, neste caso, aborda o ser humano como um todo. Integrativa, significa que, além de ver o ser humano como um ser integral (físico, emocional, mental e espiritual), integra os conhecimentos da medicina convencional (ocidental) com conhecimentos de medicinas/terapias complementares, elegendo, para cada pessoa/paciente, o que mais se adequar, de acordo com critérios médicos e com a escolha do paciente.
O nosso corpo ou os nossos órgãos não “avariam” sem razão, nem como resultado da aplicação da estatística ao nosso ser!
Tampouco há doenças! Há, sim, desequilíbrios de saúde, que são, na maioria dos casos, a manifestação de que algo (emocional, mental, espiritual), nessa pessoa, está (ou esteve) em tensão, em sofrimento, em trauma, em desequilíbrio. Revertendo a causa, reverter-se-á o desequilíbrio.

Para além das questões emocionais / psicológicas, são também determinantes do estado de saúde: a qualidade da alimentação, a quantidade de água ingerida, a toxicidade acumulada e o exercício físico.

A vida é um percurso de interações: connosco mesmos, com os outros, com os desafios diários. O melhor equipamento para o caminho é a Aceitação e os melhores alimentos são a Alegria e o Amor. Se praticar os 3 A não irá adoecer!

Ninguém nem nenhum sistema nos cura. A cura está em cada um de nós!

Quer reivindicar a sua?